Novo ano, novo tempo de cuidar da sua intimidade
2021 definitivamente não foi um ano fácil. Muito trabalho, a pandemia ainda rolando solta, isolamento social, a espera e a incerteza se iríamos conseguir ser vacinadas. A tensão, a obrigação de correr atrás de nossos deveres e deixar o trabalho em dia naturalmente nos afastou de um lugar de prazer e intimidade com nosso corpo.
Cuidar da nossa sexualidade ficou sim, para muitas de nós, em segundo plano. Seja por motivos de zero tesão e libido durante um momento difícil que estamos atravessando, seja por estafa de correr atrás do nosso prazer em um momento que nossa saúde mental anda coletivamente prejudicada.
Primeiro a saúde mental
Só a síndrome de burnout atinge em torno de 30% da população brasileira, segundo a Isma (International Stress Management Association). A depressão aumentou em 25% no mundo todo no último ano, segundo a revista Lancet.
Não dá para levantarmos a bandeira de curar a libido com truques, dicas e listas se não tratamos os problemas que estão por trás da nossa insatisfação com nossa sexualidade.
A primeira coisa a se fazer é procurar um bom terapeuta que possa te ajudar nas suas questões e possíveis patologias. Se terapia for algo inviável por agora, procure atendimentos gratuitos, como o Instituto de Psicologia da USP e PUC-SP.
Estimule seus sentidos
Este período de festas é um excelente momento para analisarmos tudo o que deu certo, foi mais ou menos ou deu errado no ano. Podemos trazer esse exercício para nossa sexualidade: anote em um caderninho e planner e no final do ano que vem, veja o que deu certo (ou não).
Mas a principal vantagem de termos um tempinho de férias para descansarmos é que podemos redescobrir o que nos faz feliz. De aquarelas, passando por bordados a caminhadas ao ar livre, é hora de anotar tudo que te faz bem e curtir fazer o que te dá prazer.
Cultivar esses pequenos momentos de prazer é essencial para renovarmos nossas energias e melhorarmos nosso humor e disposição - inclusive no âmbito da sexualidade.
Mexa seu corpo
Como está sua saúde física? Você sente prazer em cultivar o seu corpo? Yoga, exercícios, ginástica, natação, dança… existem diversas modalidades de exercícios para melhorar a disposição física, liberar endorfinas e serotonina e criar uma sintonia com seu corpo.
A preguiça é real, assim como a falta de motivação e disposição para fazer algum exercício. Mas 30 minutinhos do seu dia vão, sim, te deixar mais disposta e pronta para se reconectar com você mesma e desenvolver uma relação de afeto com seu corpo - que te leva a tantos lugares, de prazer e físicos.
Um estudo entre 250 homens e mulheres feito pela Universidade da Califórnia descobriu que aquelas pessoas que fazem exercício físico em uma média de 40 minutos por dia têm o dobro de atividade sexual e cerca de duas vezes mais desejo sexual que aqueles que gastam 20 minutos por dia com os exercícios como a caminhada. Então sim - a libido é proporcional ao exercício que fazemos.
Crie momentos
Crie momentos especiais com que você ama e com você mesma: pode ser um jantar a luz de velas, uma declaração inesperada, um olhar no meio do dia, uma viagem a dois, um banho quentinho… cultivar esses momentos na correria ajuda a nos conectarmos com nós mesmas e com quem mais amamos.
Que em 2022 possamos criar momentos de intimidade. ♥️