Lubrificação: mitos (e tabus) que precisamos quebrar

Se tem um assunto permeado por mitos e tabus, esse tema é a lubrificação natural na hora do sexo. Personagem importantíssima no ato, o líquido naturalmente produzido pela vagina e pelas glândulas parauretrais é imprescindível para reduzir a fricção durante a atividade sexual, protegendo a região íntima. Mais: considerada a primeira fase da resposta sexual feminina, a umidade ainda ajuda a proteger a área genital de dilacerações e mantém a vagina higienizada. 

Mas se é tão importante e traz benefícios comprovados, por que, então, há tantas inverdades (e vergonha) a seu respeito? A resposta pode estar na falta de informação que permeia a sexualidade feminina de forma geral. Desinformadas, achamos que o assunto é sujo, impróprio e que não merece nossa atenção. Mas a lubrificação é, inclusive, um sinal da saúde feminina e não precisamos passar por problemas que comprometem essa manifestação corporal de forma solitária. 

É por isso que trazemos, aqui, alguns dos mitos mais comuns sobre lubrificação. Vamos quebrar esses tabus juntas? 

Falsos motivos para a falta de lubrificação
Não raro nos deparamos com causas irreais para a falta de lubrificação natural. Uma falácia recorrente, por exemplo, é o mito de que lubrificação natural escassa é problema exclusivamente físico ou fisiológico. Isso porque o psicológico tem, também, um papel fundamental na lubrificação. Portanto, o melhor a se fazer é buscar informações seguras e de qualidade a respeito desse assunto e, claro, ouvir o especialista que a acompanha. 


Lubrificação só e válida para o sexo
Muito pelo contrário. Tanto a lubrificação natural quanto lubrificantes são muito benéficos para a masturbação: seja com os dedos, seja com toys como nosso Bullet Lilit. 


Quando o assunto for lubrificação, busque por produtos certificados e evite práticas comuns, mas que não são seguras
Evite lubrificantes artesanais ou que ainda não são regulamentados e aposte em produtos seguros. A região íntima é delicada e, por isso, requer cuidado. Também vale evitar práticas consideradas comuns, como o uso de saliva/ cuspe como lubrificação, mas que não são seguras — já que a saliva, por exemplo, é viscosa, mas não escorregadia o suficiente para substituir lubrificantes. 


Absorvente íntimo interfere na lubrificação natural?
Segundo especialistas, a resposta é não. O que pode acontecer é, na hora da retirada do absorvente, você sentir a vagina mais ressecada — que pode ser explicada pela cobertura seca do produto.

A escassez da produção natural é permanente?
Não. São inúmeros os fatores que podem acarretar numa produção escassa de lubrificação natural — desde pós-parto, amamentação, uso de determinados medicamentos, menopausas e até questões psicológicas. Portanto, o ideal, caso você tenha sentido uma diminuição na sua lubrificação natural, é procurar ajuda médica para investigar possíveis causas.

Para entender melhor como funciona o processo de lubrificação, vale dizer que as são as glândulas parauretrais, localizadas no lado da uretra da mulher, perto da entrada da vagina, é que são responsáveis por liberar o líquido esbranquiçado ou transparente da lubrificação. Muitas vezes, o problema pode ser, por exemplo, físico, derivado de uma inflamação em tais glândulas, causada por acúmulo de líquido no seu interior e provocando o surgimento de um cisto. Portanto, ao menor sinal de escassez ou até mesmo de produção abundante de lubrificação, procure ajuda médica.

Lubrificantes à base de óleo podem ser usados com preservativo
Esse é um mito que apresenta riscos graves, uma vez que lubrificantes oleosos aumentam as chances de rompimento do preservativo. Portanto, prefira lubrificantes à base de água. 


Lubrificante só serve para mulheres em menopausa ou para quando a mulher deseja fazer anal 

Há muitas falácias a respeito dos lubrificantes íntimos. E talvez essa seja a maior delas. 

É verdade que um bom produto pode até aumentar o conforto diário de mulheres que não produzem lubrificação natural. No caso da menopausa, é uma ferramenta incrível para a mulher que está passando por esse ciclo. Muitos ginecologistas prescrevem seu uso porque agem instantaneamente e não possuem nenhum hormônio. 

Mas a verdade é que lubrificantes trazem benefícios para a prática sexual como um todo. Ao evitar atritos desnecessários, ao garantir que haja maior deslizamento e que desconfortos e dores sejam eliminados, o lubrificante deixa que o prazer seja o grande protagonista da equação. Uma pesquisa realizada na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, comprovou que quanto mais lubrificado, mais prazeroso é o sexo. 

Marina Ratton, idealizadora e CEO da Feel explica:

“Um bom lubrificante íntimo aprimora qualquer tipo de sexo, anal ou vaginal, em parceria ou solo, com ou sem brinquedos. Em um estudo com mais de 2.400 mulheres, os lubrificantes pessoais à base de água foram associados a um maior prazer e satisfação no sexo vaginal, sexo solo e sexo anal. Mesmo se você tiver lubrificação vaginal natural suficiente, uma quantidade adicional de lubrificante pode transformar para melhor seu prazer. Algumas mulheres também usam nosso lubrificante Moist & Feel como um hidratante vaginal diário para aliviar o ressecamento causado pelo controle da natalidade ou menopausa”. 

A forma mais eficaz de nos desfazermos de toda a sorte de mitos e tabus a respeito da lubrificação é estarmos munidas de informações de qualidade. E, claro, nos apropriarmos do que é nosso por direito: uma sexualidade sadia, livre e plena. Vamos juntas? 

Conhece nosso kit FEEL IT? Compre agora os três produtos citados no artigo com 25% de desconto

Ainda tem dúvidas sobre a segurança do Bullet Lilit? Envie um e-mail para oi@somoslilit.com.

 

Deixe o seu comentário

Todos os comentários são revisados antes da publicação.

O QUE ELAS DIZEM SOBRE O BULLET LILIT?

Entrega super rápida, embalagem cuidadosamente produzida, um cheirinho delicioso e um produto surpreende, já tive outros vibradores, mas nenhum com esse cuidado no acabamento, uma textura delicada, simplesmente PERFEITO! Já sou fã de carteirinha, até comprei um para minha melhor amiga.

Avaliação Anônima