Intimidade: por que devemos apostar em produtos naturais e seguros
“Cuidar de mim mesma não é autoindulgência,
é uma autopreservação e isso é um ato de guerra política”Audre Lorde, escritora, mulher negra e lésbica
Durante todo o atravessar da história, coube às mulheres as tarefas de cuidado. Fomos, durante muito tempo, as administradoras exclusivas do cotidiano. Por isso, quando Audre Lorde levantou a bandeira do autocuidado feminino, estava fincando a ideia importantíssima de que, para nós, olharmos com amor para quem somos e o que precisamos é uma prática revolucionária. Com a discussão já mais aquecida, recentemente, o termo sexual care (ou bem-estar sexual) começou a ganhar destaque.
O conceito entende a vida sexual também como uma forma de autocuidado. Para além do orgasmo, é nossa saúde sexual que está no centro da conversa. A pandemia redimensionou a discussão: só em 2020, o mercado de vibradores cresceu em 86% mundialmente. Mas com toda expansão, entram, também, questões que precisam ser olhadas atentamente e uma delas é a segurança dos produtos que estamos consumindo.
Você sabe do que é feito o que você usa?
Antigamente, a regra na fabricação de produtos sexuais, principalmente os de uso interno, como lubrificantes, era a de produção com ingredientes sintéticos. Sulfatos, parabenos e petrolatos eram nomes certos nas formulações. Mas a região da vulva é muito delicada e suscetível a alergias. Marcas brasileiras como a Feel estão na missão de desenvolver formulações naturais, veganas, e que respeitem as necessidades da região íntima feminina.
O Lubrificante Hidratante Íntimo Moist & Feel, por exemplo, é a base de água, tem textura natural, não contém glicerina, parabenos, silicone, petrolatos, ftalatos e sulfatos e sua fragrância leve e sem alergênicos é formulada especialmente para uso em mucosa vaginal.
“Felizmente, o tipo mais comum de lubrificante pessoal no mercado, hoje, é um lubrificante à base de água. Mas também existem outros: o lubrificante à base de silicone pode durar mais, mas também degrada os brinquedos e mancha seus lençóis e roupas, enquanto o lubrificante à base de óleo não é compatível com preservativos e está associado a um aumentado de infecções como vaginose bacteriana. De qualquer forma, precisamos ficar atentas porque a maioria dos lubrificantes possuem em suas formulações ingredientes que não são saudáveis para nosso corpo. Além disso, o lubrificante errado pode atrapalhar o delicado pH da vagina (equilíbrio ácido-base) e osmolaridade (balanço salino), provocando infecções. Isso significa que o melhor gel lubrificante é o à base de água, com pH balanceado, sem parabenos, sem petroquímico e sem glicerina”, explica Marina Ratton, idealizadora e CEO da Feel.
O mesmo processo foi levado em consideração para criar o Óleo Feminino multifuncional da marca. Desenvolvido para ser usado como um ritual diário de autocuidado, ele reduz pelos encravados, irritações pós-depilação, foliculite e melhora assaduras da virilha. O Relief & Feel é leve, tem uma textura agradável e pode ser usado na região externa da vulva para hidratação e alívio de coceiras e desconfortos causados por fungos e bactérias, além de também acalmar naturalmente desconfortos associados ao puerpério, climatério e menopausa.
Mas e os vibradores? São seguros?
No Brasil, os vibradores ainda não são produtos regulamentados. Para garantir que o Bullet Lilit seguisse todos os padrões de segurança e qualidades internacionais, fomos certificados por um órgão independente da União Europeia.
“Isso significa que a formulação, os processos de fabricação e as reivindicações do Bullet foram testadas e aprovadas de acordo com os requisitos de certificação RoHS (em tradução livre, Restrição de Substâncias Perigosas) e CE Marking. Além disso, cada novo lote de componentes é testado e uma vez finalizada a produção e estocagem, os produtos são novamente testados”, diz Marília Ponte, fundadora da Lilit.
Tão falado quanto o bem-estar físico e mental, o sexual care chega para proporcionar às mulheres liberdade, prazer e empoderamento. E nada disso existe, claro, sem saúde e segurança. Portanto, leia fórmulas, procure saber a procedência de seus vibradores e, sempre que tiver questionamentos, entre em contato com marcas e produtores. Bem-estar sexual é mais sobre bem-estar do que sobre sexo.
_
Conhece nosso kit FEEL IT? Compre agora os três produtos citados no artigo com 25% de desconto
Ainda tem dúvidas sobre a segurança do Bullet Lilit? Envie um e-mail para oi@somoslilit.com.