Lilit Indica #6 | Marcas e projetos brasileiros de intimidade
A intimidade é livre e poderosa. Um lugar de autoconhecimento e de possibilidades ilimitadas. Nossa fundadora Marília Ponte saiu em uma matéria da Glamour contando um pouco da história da Lilit com outras empreendedoras (todas mulheres) na indústria de bem estar e intimidade.
É um prazer construirmos nossa história do lado de mulheres empreendedoras tão inspiradoras, com trabalhos incríveis para fomentar a sexualidade positiva no Brasil. Já está mais do que na hora de nos educarmos e comprarmos produtos feitos (e criados) por pessoas com vulva.
O Lilit Indica #6 é todo dedicado para você conhecer essas novas marcas e projetos: seja com lubrificantes naturais da Feel Lube, as calcinhas menstruais e projeto educacional da Herself ou o projeto de conteúdo Diga Vulva. É hora de se (re)descobrir e entender todo seu potencial com produtos dessa nova leva de empreendedoras que buscam transformar a indústria da intimidade.
Feel Lube
Feita por mulheres e para mulheres. A Feel Lube é uma marca de lubrificantes e óleos para vulva naturais fundada pela empreendedora Marina Ratton, que montou a Feel para incluir a sexualidade no universo de bem-estar. “Acreditamos que o bem-estar sexual é fonte de mais confiança, autonomia e liberdade.” - conta a equipe no site oficial.
"Sexualidade é uma parte importante de nossas vidas, merece ser abraçada sem culpa e sem vergonha. Buscar qualidade para nossa intimidade é um movimento que deve ser natural assim como comprar um bom creme para o rosto.”
Marina Ratton, Founder & CEO
O mais legal da Feel é o cuidado no desenvolvimento de produtos femininos com ingredientes naturais e saudáveis para a saúde da vulva - que respeitam o ecossistema íntimo. Os produtos não têm parabenos, silicones e glicerina, não são testados em animais e são veganos.
Por enquanto, eles têm dois produtos: o moist & feel, gel lubrificante hidratante com base de aloe vera e essências de limão e baunilha, e o relief & feel, blend de óleos multifuncionais, como o Tea Tree, que aliviam a sensação de irritação causada por fungos ou bactérias e suavizam desconfortos na vulva causados por sexo, roupas ou exercícios.
Herself
Formada com um time somente de mulheres, a Herself é uma empresa de desenvolvimento de produtos tecnológicos para menstruação 100% brasileira, fundada em 2016 por Raíssa Assmann Kist, em Porto Alegre. Em 2019, veio a Herself Educacional, em sociedade com Victoria Castro - uma plataforma de ensino com curso de educação sobre o ciclo menstrual.
O primeiro produto desenvolvido foram as calcinhas menstruais. Depois vieram o primeiro biquíni e maiô menstrual do Brasil, ambos uma cocriação com a comunidade com mais de 800 brasileiras, feitos a partir de financiamentos coletivos. Todos os produtos são desenvolvidos em Porto Alegre com garantia de uma produção limpa e consciente, com valorização da mão de obra, da economia solidária e o fomento ao desenvolvimento local.
Além dos seus produtos excelentes - calcinhas e biquínis absorventes, absorventes tecnológicos, produtos para gestantes e puérperas e cursos educacionais, a Herself atua como uma empresa social, que prioriza a união de mulheres, a economia local, produtos ecológicos e a cocriação com outras mulheres.
“A ideia é ir além de um produto funcional, mas incentivar um estilo de vida: queremos que a mulher se aceite e se ame. Que ela passe a viver intensamente e em harmonia, com o seu corpo e a sua natureza, em qualquer momento e estação.”
Diga Vulva
Sócia da Herself, Victoria Castro, bióloga e educadora menstrual, também é dona do projeto Diga Vulva, que começou em 2019 com a criação da página do Instagram com conteúdo de educação sexual: informações valiosas sobre ciclos menstruais, saúde hormonal, fertilidade feminina, autoconhecimento e tudo relacionado ao universo de vulvas, vaginas e ovários.
Apaixonada por temáticas de saúde feminina, ciclos menstruais-ovulatórios e sexualidade, Victoria acredita no poder do conhecimento e no acesso a informação de qualidade e cientificamente embasada para a construção de autonomia.
“Acredito na fisiologia positiva, uma nova narrativa para pensar e produzir conhecimento sobre corpos femininos, valorizando nossos ciclos e processos como um aspecto importante para a nossa saúde e qualidade de vida – muito além da reprodução.”
Victoria Castro