O que é sexual wellness?
Seu médico pode ter te perguntado sobre como você está dormindo, quanto tempo de atividade física você está realizando por semana e se a comida que você está consumindo é nutritiva - mas ele já te perguntou da sua vida sexual? Provavelmente não.
A verdade é que sexo envolve respostas físicas complexas, que podem estar relacionadas a fatores como depressão, estresse, idade, mudanças corporais, doença e machucados. Sexual wellness - na tradução literal, bem-estar sexual - é uma tendência crescente que integra a resposta sexual para nossa saúde e outros aspectos de nossas vidas.
O sexual wellness é mais sobre bem-estar do que sexo. O objetivo é normalizar as conversas especialmente quando elas envolvem saúde, para que possamos compreender nossos corpos e relacionamentos.
Sexual Wellness é sobre saúde otimizada
Múltiplos estudos mostram que o prazer sexual têm benefícios físicos, como uma melhora do sono, uma melhor resposta imunológica e níveis mais baixos de estresse. Ao identificar mudanças na nossa resposta sexual, podemos ajudar a diagnosticar mudanças globais.
Estejamos ou não em um relacionamento, o desejo sexual e a resposta são conectados com nossa saúde física e mental. O sexual wellness nos ajuda ver que essas conexões são factuais, cientificamente comprovadas e a prova de vergonha.
Sexual Wellness é sobre educação
Você não está sozinha quando falamos do desconforto em falar sobre sexo com seu médico. Durante os quatro anos de escola médica, o estudante de medicina recebe menos de quinze horas de treinamento em saúde sexual e educação.
Muitos médicos não conseguem identificar os órgãos sexuais básicos. Sexual wellness é um movimento educacional para nos ajudar a entender melhor nossos corpos, para podermos ser lideres de nossa própria saúde.
Sexual Wellness é sobre equidade
Nos estudos, ficou claro que as mulheres têm menos prazer e menos satisfação que os homens - um conceito chamado de disparidade de orgasmos.
Quanto mais confortáveis estamos de falar sobre nosso próprio corpo, o que precisamos e como ele responde, melhor conseguimos nos comunicar com nossos parceiros e melhor são nossos relacionamentos.
Sexual Wellness é sobre o futuro
A maioria de nós não teve uma excelente educação sexual. As escolas e parentes focam no ensino dos perigos da gravidez da adolescência e DSTs. Precisamos nos educar para poder ajudar a próxima geração a navegar em questões e conversas sobre sexualidade, gênero e consentimento.
Por muito tempo, o sexo foi visto como algo vergonhoso e secreto, e isso prejudicou a saúde dos nosso relacionamentos e nossa autoestima. Ao investir no nosso próximo bem-estar sexual, e tratá-lo como algo de valor - como tratamos nossa saúde física e mental - podemos melhorar esses três aspectos globais da nossa saúde, e construir um mundo melhor para a próxima geração.
Escrito por Andrea Barrica. Tradução livre de artigo publicado originalmente no Brit Co. Leia o artigo original.
Foto Bruna Bento + Gabriel Cicconi