Qual a relação da sustentabilidade com a nossa sexualidade?
Você tem um copo reutilizável de café, já separa seu lixo reciclável e pode até ter sua própria horta.
Mas se você realmente quer buscar um estilo de vida sustentável, alguns experts afirmam que você precisa pensar também na sua vida sexual.
A sexologista Martha Lee mora em Cingapura e é uma das cabeças por trás do movimento “Eco Sex”.
“Eco Sex é quando alguém se importa com o meio ambiente e se interessa em como o ambiente afeta sua escolha de parceiro de intimidade e a maneira que elas fazem sexo” - conta a Dra. Lee.
O que é sexo verde?
A educadora sexual Cyd Crossman conta que existe um movimento global com uma comunidade de pessoas que se identificam como “eco-sexual”.
“Eco-sexuais são ativistas ambientais que estão tentando expandir o conceito do sexo” - afirma - “Isso pode incluir expandir a ideia do sexo para envolver o cuidado com o planeta - eles enxergam o carinho com o planeta como algo sensual e prazeroso”.
Se virar membro de um movimento que redefine sua sexualidade possa parecer algo exagerado, a Dra. Lee e Cyd Crossman tem uma lista de sugestões mais simples de tornar o sexo mais ecológico.
Vibradores ecológicos
A Dra Lee conta que existe uma demanda crescente para vibradores eco-friendly e veganos - e eles já estão disponíveis no mercado.
“Muitos sex toys hoje em dia são feitos com silicone médico, então eles não tem plástico, não são porosos, são fáceis de limpar e também são seguros para o corpo - dessa forma, o seu corpo não vai absorver o plástico” - ela conta - “Também existem os vibradores e brinquedos de vidro, cerâmica, cristal, madeira e aço cirúrgico.”
Para quem quer vibradores, procure os recarregáveis - como Bullet Lilit, ou vibradores movidos a energia solar.
Camisinhas veganas
A Dra. Lee conta que as camisinhas orgânicas ou veganas estão crescendo no mercado, principalmente quando os consumidores descobriram que as camisinhas de látex são mergulhadas em caseína (feito com a proteína do leite) ou glicerina (feito de gordura animal).
Camisinhas veganas não tem caseína, são feitas com materiais sustentáveis e com certificado de látex fair-trade.
Lubrificantes ecológicos
Crossman recomenda usar lubrificantes à base de água ou a base de plantas como aloe vera, sempre com ingredientes orgânicos - sem parabenos e petroquímicos.
Só tome cuidado com os óleos, embora estejam em seu estado natural, eles podem romper a camisinha:
"As pessoas falam: ‘é só usar óleo de coco’, mas você deve saber que o óleo corrompe a maioria das camisinhas - ele não é compatível com o látex.”
Materiais sustentáveis
Crossman afirma que bambu, algodão orgânico, seda e linho são opções ecológicas para jogos de cama e peças íntimas - evite materiais sintéticos que contenham plástico.
“E a sensação é melhor - o que é importante quando você está na cama com seu parceiro”. É legal descobrir também o quanto de energia foi usado para produzir as peças, como foi importado e a estimativa de durabilidade.
Economize água e luz
Uma das dicas mais simples é tomar banho com o parceiro junto: “Você vai estar usando menos água, tendo mais tempo de contato e alimentando a paixão.” - conta Crossman.
É legal também ficar atento no uso da eletricidade durante o sexo. Você pode desligar as luzes - ou transar durante o dia para economizar a luz.
No geral, lembre-se de sentir bem com o bem que você está fazendo para o meio ambiente - e como isso pode ser gostoso para você e seu parceiro.
Escrito por Samantha Turnbull. Tradução livre de artigo publicado originalmente no ABC Life. Leia o artigo original.