Sexo na maturidade: mitos e verdades
Sexo não é coisa só de gente jovem. Enquanto pessoas mais novas estão entendendo o que elas são atraídas e o que elas gostam no sexo e no relacionamento, pessoas maduras - de 50 a 70 anos - estão explorando o seu ápice sexual - e aproveitando.
Mesmo que o envelhecimento traga algumas mudanças - em nossos corpos e nossas mentes - isso não deveria ser um empecilho para uma vida sexual saudável.
Muitas pessoas dizem ter um aumento de confiança e compreender melhor quem são e o que querem - o sexo acima de 50 anos fica melhor do que antes. Pessoas com filhos adultos que já saíram de casa podem descobrir que agora tem mais tempo para suas próprias necessidades.
E embora os corpos continuem a mudar durante a vida, a insegurança corporal pode ser diferente quando você for mais velha - você pode começar a não ligar mais para isso. E justamente por isso, para pessoas acima de 50, o sexo nunca foi tão bom.
Mas quando é o seu pico sexual, de acordo com a ciência?
De acordo com a National Coalition for Sexual Health, a ideia de “pico sexual” é um grande mito. A maioria dos estudos mostrou que pessoas com vulva tendem a ter experiências com o pico sexual durante seus 30 anos, enquanto pessoas com pênis vivenciam seu pico durante seus 20 e poucos anos.
A ideia de pico da sexualidade foi criada por Alfred Kinsey, em seu estudo “Sexual Behavior in the Human Female”. A pesquisa de Kinsey sobre orgasmo trouxe a conclusão que o homem tem seu ápice sexual antes da mulher. Hoje sabemos que gênero e sexualidade são um espectro, e mesmo assim, é difícil falar de pico de sexualidade em termos de gênero ou idade.
Apesar de sabermos que a maioria dos estudos dizem que pessoas com pênis vão ter seu pico sexual com seus 20 anos e que pessoas com vulva vão ter seu pico com seus 30, nós sabemos que todos somos diferentes. E existem muitas pessoas que alcançam seu pico sexual bem depois do que a ciência estabeleceu.
Aqui estão três estórias de pessoas acima de 50 anos sobre suas vidas sexuais depois dos 50 anos:
“Estou no final dos 50 e ainda transo muito bem, obrigado. Nós sempre curtimos sexo e com as maturidade, as coisas ficaram ainda melhores! A chave é a comunicação, testar coisas novas, se divertir.”
@under59, usuária do reddit mulher, casada, com 59 anos
“Com todo o tempo livre que eu tenho, eu tenho muito tempo para ler sobre sexo na maturidade. Eu nunca tinha tempo antes: era muito tempo no trabalho e com tarefas da família. Mas o que eu tenho lido me ajudou a melhorar nossa vida sexual. Só ter tempo para tocar e massagear minha mulher realmente nos excita. Usar vibradores para dar novos orgasmos… e depois dormimos abraçados. Isso abriu meus olhos sobre o que estamos perdendo se não separamos um tempo para o afeto”
@northstar54, homem, casado, depoimento encontrado no r/sexover60
“Eu sempre me senti muito insegura sobre mim mesma quando era mais nova. O que eu realmente gosto em transar acima dos 60 é não ligar mais para como minha barriga está ou aparenta enquanto transo ou se vou ter um orgasmo. Eu aprendi que o sexo é bom pra mim independente se gozo ou não. Às vezes, eu gozo e ela não, e vice e versa. E tem vezes que nós duas gozamos e é super especial.”
@jen, mulher, casada, 66 anos
Todo o apetite sexual e experiências mudam drasticamente de pessoa para pessoa. Não existe uma experiência universal para uma idade específica. Mas é importante lembrar que quando pensamos em sexo 50+, existe um campo vasto e prazeroso a ser explorado: com menos inseguranças, mais liberdade e confiança para se expressar.
Artigo escrito por Jessica Tholmer. Tradução livre de artigo publicado originalmente no O School. Leia o artigo original.