O que é gênero? Entenda o conceito
Muito além do binário mulher-homem, gênero é um conceito que levou anos para ser desconstruído. Vamos entender melhor sobre identidades.
Para definir o que é gênero, precisamos fazer a distinção entre sexo e gênero. Gênero é um conceito muito mais amplo que envolve identidade de gênero e expressão de gênero na sociedade.
Sexo
Alguns corpos têm uma vulva, clitóris, vagina, sendo designados como mulher. Outros corpos tem um pênis e dois testículos, sendo designados como homem. Alguns tem uma vagina e um pênis simultâneos, e são intersexuais. Sexo se refere às diferenças biológicas: a genitália e as diferenças genéticas.
Gênero
O gênero está vinculado às construções sociais, não as características naturais. Como define a pesquisadora Joan W. Scott, gênero é um elemento constitutivo das relações sociais baseado nas diferenças percebidas entre os sexos. o gênero é uma forma primária de dar significado às relações de poder.
Identidade de gênero
Independente de como a genitália se parece, todos nós podemos definir qual a nossa identidade de gênero. Você pode sentir que é homem, mulher ou não binário.
Pode ser que para você o conceito de homem e mulher seja fluído ou simplesmente você sinta que não cabe em nenhuma definição. E está tudo bem.
Cisgênero e transgênero
O seu sexo designado no seu nascimento e sua identidade de gênero estão relacionados. Pode ser que você seja cisgênero: do grego cis, que significa igual, é quando o seu sexo de nascimento e sua identidade de gênero são iguais. Por exemplo, uma mulher cisgênero, nasceu com vulva, clitóris, vagina e ovários e se identifica como mulher.
Já uma pessoa transgênero, trans do grego "o outro lado", tem diferença entre o sexo designado no nascimento e a identidade de gênero. Uma pessoa que nasceu com pênis e testículos pode se identificar como mulher, sendo uma mulher transgênero.
Expressão de gênero
Pode ser que essa mulher transgênero queira se expressar de acordo com o gênero que ela se identifica. Isso inclui mudar a aparência, as roupas, fazer procedimentos cirúrgicos, fazer terapia hormonal e usar novos pronomes.
Existem homens no mundo com úteros e vulvas, que podem ficar grávidos. E existem também mulheres com pênis e testículos.
É importante entender que uma pessoa pode não mudar nada da sua expressão de gênero e se identificar como trans, não binária, ou gênero fluída. Muitas pessoas transgênero não tem acesso a terapia com hormônio e cirurgia - opções que nem sempre são acessíveis.
Devemos sempre lembrar que é nosso dever garantir a liberdade, a segurança e integridade para cada pessoa se expressar como bem entender.
REFERÊNCIAS:
Blume - Gender, Body Science e Conception
Mª Eunice Figueiredo Guedes - Gênero, o que é isso?
Cássia Maria Carloto - O Conceito de Gênero e sua importância para análise das relações sociais