Conheça o seu corpo
Como mulheres, fomos ensinadas a carregar o peso da culpa o tempo todo. Culpas que não são nossas, inclusive. E isso tem impacto direto na forma como entendemos nossa sexualidade. Por isso, antes de começar esse exercício, queremos que você se celebre: você teve coragem de chegar até aqui. A partir de agora, vamos juntas.
Parte 1: Aprecie cada curva do seu corpo
Pare em frente ao espelho, nua ou com a quantidade mínima de roupa para que você se sinta confortável, e se observe. Vire-se de costas, de lado ou abra as pernas. Conheça cada centímetro de você.
> Exercício: Liste, mentalmente ou em um caderninho, tudo o você gosta em você e no seu corpo. Esse pode ser um exercício desconfortável, mas ele é um importante e nos ajuda a ficarmos cada vez mais confortáveis em nossos próprios corpos.
💡 Se sentir dificuldade neste exercício, indicamos essa meditação guiada sobre auto-estima e também a leitura do livro "O mito da beleza", da Naomi Wolf.
____________
Parte 2: Quais histórias sua vulva conta?
Pegue um espelhinho e fique nua da cintura para baixo. Sente-se em uma cadeira ou na ponta da cama e abra as pernas, colocando um pé na cadeira ou na cama. Segure o espelho entre as pernas e incline-o para que você possa ver sua vulva. Repare, no momento em que modelar o formato, que ela é diferente dos desenhos que explicam a anatomia da vulva. Cada uma é tão diversa quanto nossos corpos.
Esse exercício apareceu dentro da série "Sex Education", da Netflix, e achamos que vale a pena conferir o vídeo:
> Exercício: Usando massinha de modelar, argila ou até mesmo desenhando, retrate a sua vulva com todos os seus detalhes únicos. Reflita: quais histórias a sua vulva conta? quais marcas ela tem? O que você descobriu mais recentemente sobre ela?
💡 Essa originalidade inspirou, inclusive, o projeto Instagram @the.vulva.gallery que celebra a diversidade das vulvas em todas as partes do mundo, por meio de ilustrações.
____________
Parte 3: Quando se sentir confortável, evolua do olhar para o toque
Lubrificantes são importantes agentes de conforto e cuidado nessa prática. Por aqui, somos fãs do Gel Lubrificante da @feel_lube, mas você também pode usar óleo de coco extra virgem.
Quando se sentir confortável observando seu corpo, podemos explorar o toque. Experimente se demorar um pouco mais ao passar hidratante pelo corpo. Deixe que suas mãos conheçam você melhor do que qualquer coisa que já tenha tocado sua pele. Sinta: quais partes te dão prazer e quais te pedem mais disso?
Aos poucos, toque também as partes da sua vulva que nunca tocou. A região interna da coxa, ao redor do seu clitóris, nos lábios. Como o seu corpo te responde? Um bom aliado do autocuidado é o óleo de coco extra virgem. Ele é um hidratante natural, que serve como antifúngico e pode ajudar a cuidar da sua saúde íntima.
Derrame um pouco depois do banho e, com a sua mão, faça massagens em seu corpo. Estimule a sua vulva, os lábios, o canal vaginal...Vá livremente para onde seu corpo e sua vontade te levarem. Não tenha pressa, vá se deixando experimentar. Essa é uma jornada mais prazerosa quando feita com calma, sem pressa, nem onde chegar.
____________
🔥 Gostou desse exercício? Então não deixe de ler nosso Guia para Bater uma Bela Siririca e nosso eBook Fortaleça Sua Autoestima pelo Prazer.